[R-br] Comparações múltiplas usando MMC (mean–mean multiple comparisons) plots

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Maio 10 16:01:42 BRT 2012

Alexandre,

Você vai ter que abrir a função que faz o gráfico, ver o que ela recebe do
objeto de classe aov() e criar uma nova função, com as devidas
modificações, para que você passe os elementos um a um. Eu fiz isso uma vez
mas perdi o script, mas eu lembro que não é difícil.Porém, antes de tentar
isso pense que essas comparações são na escala do preditor linear e não na
escala da variável, ou seja, apesar do gráfico ser elaborado e tal o
usuário terá que reconhecer que o que está plotado são intervalos para
diferenças na escala do preditor linear e fazer um exercício para converter
esses valores na escala dos dados, no caso da Poisson, passando exp().
Possivelmente por essa razão que o desenvolvedor do pacote restringiu a
função para classes lm() e aov().

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani