[R-br] Dúvida básica regressão

Peterson Gardin petersongardin em yahoo.com.br
Sexta Maio 4 18:50:03 BRT 2012

Walmes, obrigado.
Muito boa a explicação, resolveu a minha dúvida.
Então, acho que vou fazer o log(x) que aí torno o x equidistante e analiso por regressão linear.
Abraço

João Peterson Pereira Gardin
 Doutor em Fisiologia Vegetal, Eng. Agr., Pesquisador
 Fones: (49) 3566-0054 e 9933-4290
 MSN: petersongardin em yahoo.com.br  -  SKYPE: petersongardin
 Endereço: Rua João Zardo, 1660, Bairro Campo Experimental,
 Videira - SC - CEP 89560000

De: Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br; Edson Lira <edinhoestat em yahoo.com.br>
Enviadas: Sexta-feira, 4 de Maio de 2012 15:58
Assunto: Re: [R-br] Dúvida básica regressão

Peterson,

Uma resposta definitiva sem mais conhecimento dos dados não pode ser dada. Como a dose é variévl independe você está livre para declara-la no modelo da forma que quiser, como log(x), sqrt(x), sin(x), (x-min(x))/(max(x)-min(x)). Algumas escolhas são feitas após a análise exploratória para ter por exemplo, uma relação linear, ou seja, eu poderia escolher usar y~sqrt(x) por que é uma relação linear. Outras escolhas são para ter espaçamento regulares dos níveis, que é o seu caso. Antigamente o ajuste de modelos de regressão era facilitado com o uso de polinômios ortogonais (tanto que livros antigos têm tabelas de polinômios ortogonais nos apendices) que só poderiam ser aplicados para níveis equidistantes das covariaveis. Hoje isso não é uma restrição. Então, a escolha da transformação, sem conhecer mais detalhes do seu dado, é arbitrária.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani