[R-br] duvida formatação de arquivo .csv em R

Vitor Aguiar vitor.aguiar em me.com
Segunda Março 26 16:48:27 BRT 2012

Boa tarde, senhores,

alguém pode por favor ajudar na dúvida abaixo?

Tenho uma planilha de excel (.csv) com 30 colunas e dezenas de milhares de linhas. Estou tentando edita-la no excel mas como é muito grande o programa sempre trava, talvez culpa do meu computador com 2Gb de RAM.

Como fazer isso usando R?

Nas minhas 30 colunas, eu quero trabalhar com 2 a 2, ou seja, tenho 15 grupos de 2 colunas. Nessas duas colunas tenho valores numéricos como nesse exemplo:

coluna 1    coluna 2
13			15
11			10
  9			18
14			  9

Quando você compara cada linha, as vezes eu tenho valores maiores na 2ª coluna, e as vezes o valor maior está na 1ª coluna e o menor na 2º. Eu queria transferir todos os valores menores para a primeira coluna e todos os maiores para a 2ª. E assim para todas as 30 colunas (15 grupos de 2 colunas).

No excel dá pra fazer com:

coluna 1		 coluna 2
MIN(A1:B1)    MAX(A1:B1)

Desde já agradeço,

Vitor Rezende da Costa Aguiar
PhD student in Biotechnology
Rede Nordeste de Biotecnologia
Universidade Federal do Espírito Santo
Current Adress:
Department of Integrative Biology
University of California, Berkeley
2033 Valley Life Sciences Building, office 4134
Berkeley, CA - USA 94720
Phone: 1 (510)-643-0060