[R-br] Definir efeitos

andre neves andre.neves em cpatc.embrapa.br
Segunda Março 26 10:29:50 BRT 2012

Muito obrigado professor Walmes.
Vou seguir suas orientações.
Um abraço.
André.

Em 3/26/aaaa 10:16, Walmes Zeviani escreveu:
> Para ter esses efeitos você tem que usar o contraste tipo polinomial
> para o seu fator. Tem diversas formas de fazer isso. Como você não deu
> um CMR eu tô mandando um com lm() mesmo.
>
> x <- factor(rep(1:4,3))
> y <- rnorm(x)
>
> # convertendo dentro
> m0 <- lm(y~x, contrast=list(x=contr.poly))
> coef(m0)
>
> m0 <- lm(y~x)
> coef(m0)
>
> # convertendo fora
> contrasts(x) <- contr.poly(nlevels(x))
> m0 <- lm(y~x)
> [...]

Aviso de confidencialidade:

- Esta mensagem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (Embrapa), empresa publica federal regida pelo disposto na Lei Federal n. 5.851, de 7 de dezembro de 1972, eh enviada exclusivamente a seu destinatario e pode conter informacoes confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilizacao desautorizada eh ilegal e sujeita o infrator as penas da lei. Se voce a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenvia-la ao emitente, esclarecendo o equivoco.

Confidentiality note:

- "This message from Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (Embrapa), a government company established under Brazilian law (5.851/72), is directed exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If you are not the addressee, please send it back, elucidating the failure".