[R-br] Manipulação de dados (strings)

Estevam Caixeta estevamcaixeta em gmail.com
Quarta Março 14 22:11:13 BRT 2012

Boa noite, possuo um banco de dados com 3 variáveis:
1- Nome da Pessoa
2- Data de nascimento
3- Nome completo da mãe

Uma melhor visão do banco pode ser dada assim:

                         NOM_PESSOA
DTA_NASC_PESSOA           NOM_COMPLETO_MAE_PESSOA
1      *A*NTONIO *D*O *N*ASCIMENTO VIEIRA                  17081968
              GENESIA *M*ARIA *D*O NASCIMENTO
2 ANTONIA* M*ARGARETE *R*OCHA *D*E ARAUJO        05091975
       MARIA *D*A *A*SSUNCAO ROCHA
3          JOAO *P*EDRO *A*RAUJO VIEIRA                        06031998
              ANTONIA *M*ARGARETE *R*OCHA *D*E ARAUJO
4            ERICA *D*E *A*RAUJO *V*IEIRA
03112001                  ANTONIA *M*ARGARETE *R*OCHA *D*E ARAUJO

o que eu gostaria de fazer é criar uma quarta variável com a seguinte
característica: PrimeiroNomeÚltimoNome*IniciaisNomeDoMeio*
DataNascPrimeiroNomeMaeUltimoNomeMae*IniciaisNomeDoMeioMa*e para poder
identificar cada indivíduo, já que no meu banco real eu possuo muitos
homônimos. Para exemplificar, utilizando os nomes acima fornecidos, eu
gostaria de criar algo do tipo:

1  ANTONIOVIEIRA*DN*17081968GENESIANASCIMENTO*MD*
2  ANTONIAARAUJO*MR*D05091975MARIAROCHA*DA*
3 JOAOVIEIRA*PA*06031998ANTONIAARAUJO*MRD*
4 ERICAVIEIRA*DA*03112001ANTONIAARAUJO*MRD*

Desde já agradeço.

Estevam C.M. Teixeira

PS: Coloquei a parte relacionada aos nomes do meio para tentar facilitar a
visualização e compreensão do que eu gostaria de fazer