[R-br] Teste de Kruskal Wallis!

Emmanuel Arnhold emmanuelarnhold em yahoo.com.br
Terça Março 13 14:51:38 BRT 2012

O teste kruskal do agricolae é feito pelo teste t com N - k graus de liberdade (observe na própria função). N é o total de unidades experimentais e k o número de tratamentos. Então o k é uma proteção no aumento do GL com aumento de tratamentos e o teste me parece adequado. Procure pelo livro "Estatística aplicada a experimentação animal" do Prof. Ivan Sampaio. Lá tem um exemplo com o mesmo teste usado na função kruskal do agricolae.

________________________________
 De: Thiago de Paula Protásio <depaulaprotasio em yahoo.com.br>
Para: r-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Enviadas: Terça-feira, 13 de Março de 2012 13:09
Assunto: Re: [R-br] Teste de Kruskal Wallis!

Valeu Fernando!
Agradeço pela ajuda.

Eu também já olhei o manual do Agricolae e lá não tem nada sobre qual teste é aplicado após o teste de Kruskal Wallis.

Isso dificulta bastante, mas vamos aguardar os demais membros da R-Br. Talvez, alguém saiba quais estatísticas essas funções utilizam, ou seja, quais testes de comparação múltipla.

Obrigado!

--
Thiago de Paula Protásio
Acadêmico de Engenharia Florestal