[R-br] Analise Descritiva Datas periodicas

Eder David Borges da Silva eder em leg.ufpr.br
Domingo Março 4 11:53:58 BRT 2012

Bom dia pessoal,
Tenho um conjunto de dados, de fenologia, (fases da planta:
florescimento, frutificação, etc), e periodicamente é dado um nota de
0 a 5 para percentual da fase, por exemplo entre 40 a 60 % de
florescimento recebe nota 3, e assim por diante dependendo do
percentual temos uma nota. Oque me interessa saber é ter primeiramente
um descritivo, por exemplo de valor médio da fase, e IC para a fase,
do tipo, com 95% de confiança o florescimento com nota 1 vai de 3 de
janeiro a 10 de fevereiro. Ai surge minha duvidas como fazer estes
cálculos com data no R, pois não é simplesmente pedir um summary por
exemplo pois oque me interessa e o período.
Um exemplo do conjunto de dados é simulados abaixo:

ny <- 5 #numero de anos
n <- 365*ny #dias
inicio <- as.Date(c('01/01/2000'),'%d/%m/%Y')
periodo <- seq(inicio,inicio+(n-1),by=1)
y <- as.vector(sapply(1:ny,function(x)sort(ceiling(runif(n/ny,0,4)))))
y1 <- as.vector(sapply(1:ny,function(x)sort(ceiling(runif(n/ny,0,4)))))
dados <- data.frame(rep=rep(1:2,each=n),periodo,resp=c(y,y1))
head(dados)
lattice::xyplot(resp~periodo,groups=rep,dados)

Gostaria de um descritivo por nota, alguma sugestão a mais será muito bem vinda.
Obrigado.