[R-br] Como gerar dados de um experimento

Gilbert Queiroz gilbert_queiroz em yahoo.com.br
Sábado Junho 30 14:11:48 BRT 2012

Walmes,

Aproveitando o gancho, estou trabalhando com dados com distribuição espacial e temporal.
Estou pensando em um modelo com os seguintes fatores: espaço(municípios - n = 143), tempo(anos, n = 8 - 2002 a 2009 ), período(Seca e chuva).
A variável observada é o número de pessoas infectadas por barbeiros por município. Tb tenho algumas variáveis ambientais, como pluviosidade, temperatura etc.

Na sua opinião, seria melhor trabalhar com um DOE com aqueles fatores citados, e ver como eles influenciam na variável observada, ou seria melhor fazer uma modelagem espacial, com um modelo de regressão espacial???? Tenho tb as coordenadas dos municípios. No caso espacial, que leitura vc recomendaria????

Ahh, tb vi alguns trabalhos com modelagem bayesiana, usando o Winbugs e o R, o que vc acha??? É melhor????

Abs.

Gilbert/RJ

________________________________
 De: Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br; Edmundo Caetano <eddycaetano em yahoo.com.br>
Enviadas: Quinta-feira, 28 de Junho de 2012 13:40
Assunto: Re: [R-br] Como gerar dados de um experimento

Se a resposta for gaussiana, use a rmvtnorm() par gerar resíduos dados correlacionados. Para isso crie um arquivo com as coordenadas, como é um quadrado látino, no espaço elas formarão um retângulo regular, que pode ser obtido com a expand.grid(). Obtenha a matriz de distâncias com a dist(). Escolha um modelo de dependência espacial (esponencial, gaussiano, esférico). Gere a matriz de covariância, pode usar o comando outer() para gera a matriz. Passe para rmvtnorm() como argumento Sigma=. Crie o vetor de parâmetros dos efeitos dos tratamentos, crie a matriz de delinamento com model.matriz(). Obtenha os valores esperados. Some aos resíduos. Os dados foram gerados.

À disposição.
Walmes.
Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani