[R-br] Variaveis Dummy.

Julia Maria juliam_est em yahoo.com.br
Sábado Junho 23 22:29:39 BRT 2012

Pessoal,  preciso montar um modelo utilizando variaveis Dummy e gostaria que se possível alguém me desse uma idéia, ou mesmo me indicasse um exemplo para verificar.

O problema é o seguinte, tenho preço de aluguel em algumas cidades do Brasil. Rodei no R uma regressão linear simples, do seguinte modo:
variavel resposta: y=preço
variaveis explicativas:x1=renda e x2=despesas

obtive pelo R toda informação necessária através de um lm(y~x1+x2)

Agora preciso incorporar variaveis dummy do meu modelo do seguinte modo. Pra cada cidade, associo 0 se ela pertence a determinada região e 1 se não pertence. Exemplo: Curitiba: 1 para a regiao sul e 0 para as demais.
Desse modo defini mais 5 variaveis, r1, r2, r3, r4, r5 cada uma correspondendo a uma região do pais (Norte, Sul, Centro- Oeste, Sudeste e Nordeste).

De posse disso, refiz o modelo da seguinte forma:
lm(y~x1+x2+r1+r2+r3+r4).
Mas algo me diz que está errado e deveria ser algo do tipo:
lm(y~x1*r1+x1*r2+...+x2*r4)

Alguem poderia me dar uma ajuda. Sou aluna de graduação, um pouco curiosa e querendo me apaizonar pelo R.