[R-br] Cálculo de coordenadas finais à partir da distância e ângulo

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Junho 7 20:17:25 BRT 2012

Alexandre,

Não seria isso uma aplicação de trigonometria básica? Com a distância
(hipotenusa) e angulo você encontra as projeções verticais (y) e
horizontais (x) de cada novo ponto e a sua coordenada seria a soma
deles valores (y e x) aos do ponto de referência.

p0 <- c(100,100)         ## Coordenada conhecida
dist <- c(5,15,7.5,3.5)  ## Distância à partir de p0
ang <- c(256,93,183,15)  ## Angulos em graus
ang <- 2*pi*ang/360      ## angulos em radianos
dist <- c(0, dist)
ang <- c(0, ang)

# projeções verticais, sin (seno sem sono, em pé, projeta no y)
dy <- dist*sin(ang)

# projeções verticais, cos (coseno com sono, deitado, projeta no x)
dx <- dist*cos(ang)

# verifica
cbind(sqrt(dx^2+dy^2), dist)

# coordenadas
coord <- t(apply(cbind(x=dx, y=dy), 1, function(i) i+p0))
coord

# gráfico
plot(coord)

À disposição.
Walmes.

On 6/7/12, ASANTOS <alexandresantosbr em yahoo.com.br> wrote:
> Boa tarde pessoal,
>
>       Gostaria de calcular as coordenadas e representá-las à partir de
> um ponto inicial (p0) com as distâncias (dist) e  ângulos (ang)
> conhecidos, sendo:
>
> ##Cálculo das coordenadas à partir da distância e ângulo em relação à p0
> p0<-c(100,100)##Coordenada conhecida
> dist<-c(5,15,7.5,3.5)##Distância à partir de p0
> ang<-c(256,93,183,15)
>
> Fiz algumas pesquisas e encontrei a função grid.curve() do pacote grid,
> que faz a representação gráfica das distâncias(retas) dados o ponto
> [...]

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani