[R-br] Combinações de elementos em grupos distintos

Leonardo Aguirre leoaguirre32 em gmail.com
Quinta Julho 19 18:26:23 BRT 2012

Pessoal,

Preciso criar grupos de indivíduos dessa forma:

Tenho 64 indivíduos, para serem divididos em 8 grupos do mesmo tamanho.
Portanto, ficam 8 indivíduos por grupo.

Preciso replicar a criação desses 8 grupos 8 vezes, de tal forma que o
indivíduo i apareça no mesmo grupo do indivíduo j apenas uma vez.
Ou seja, se na primeira repetição o João saiu no mesmo grupo que a Maria,
eles não podem ficar no mesmo grupo em nenhuma outra das 7 repetições.

Sendo assim, suponha que na primeira etapa eu tenha esses grupos definidos:
Grupo 1: 1,2,3,4,5,6,7,8
Grupo 2: 9,10,11,12,13,14,15,16
Grupo 8: 57,58,59,60,61,62,63,64

Então, nas próximas 7 replicações o indivíduo 1 só poderia sair no mesmo
grupo dos indivíduos de 9 a 64.
E assim sucessivamente, pra todos os outros indivíduos.

Tentei montar esses grupos no R mas não consegui nem sair do zero, por isso
não estou enviando um exemplo do programa em R.

Alguém teria alguma idéia de como implementar isso no R?

Muito obrigado,

Leonardo.