[R-br] coeficiente de concordância kappa

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Terça Julho 17 12:47:41 BRT 2012

Edson,

Se minha memoria não falha o DiagnosisMed nunca possuiu um função para
estiamar kappa.

Minha preferencia pessoal dentre as varias opções de kappa para o R que o
professor Bezerra colocou é o do pacote epicalc. Porque alem do tradicional
kappa de uma tabela 2x2 ou kxk ha variações que permitem kappa para
multiplos ranqueadores para multiplas observações, até de forma heterogena
se não me engano.

No entanto, se voce está com intenção de estimar a confiabilidade de um
teste diagnóstico, eu sugeriria não utilizar o kappa. De uma olhada nesses
links:

uma função que talvez te ajude. Esta estatística AC1 estima confiabilidade
sem o os problemas inerentes ao kappa. O chamado paradoxo do Kappa.
http://www.mail-archive.com/r-sig-epi@r-project.org/msg00037.html

O sitio do cara que escreveu a respeito dessa função.
http://agreestat.com/

Alem disso, voce continuar utilizando o DiagnosisMed que ainda funciona
apesar de estar arquivado. Se voce não possuir o zip para instalar, procure
no arquivo do CRAN que está por lá.

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Curriculum Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6597654894290806
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365,
CEP 21040-360,