[R-br] duvida controle de qualidade

Natalia Martins nsmbarreto em gmail.com
Domingo Julho 15 17:36:31 BRT 2012

Por favor estou com um dúvida em controle de qualidade e ficaria muito
grata se alguem pudesse tirá-la, ou contribuir de alguma forma.
Bem é o seguinte, tenho uma máquina que é programada para colocar uma
quantidade exata de adubo em um ponto especificado no campo via GPS, ou
seja, a maquina vai passando pelo campo e derramando o adubo na quantidade
exigida para aquela coordenada (x,y), as quantidades vão sendo mudadas a
cada ponto.
Eu sei a quantidade que a maquina *deve* derrubar em todo o campo e as
quantidades que a maquina *realmente derruba.*
Quando a maquina termina o seu serviço um equipamento instalado nela me
informa o que ela realmente derrubou de adubo em cada coordenada, assim eu
tenho que verificar se esta maquina está sob controle estatístico de
qualidade.
- tenho o que a maquina deve derramar por coordenada no campo todo
- tenho o que a maquina realmente derramou por coordenada no campo todo

Minhas duvidas em relação a esse processo são:

Para verificar se meu processo esta sob controle eu fiz a diferença entre o
que a maquina realmente aplicou e o que deveria ser aplicado, eu posso
aplicar a teoria de controle de qualidade a esta diferença?
Tenho todos os pontos (2700 pontos) e não uma amostra, a teoria também pode
ser aplicada  a  todos os dados?
Quando faço o teste de normalidade de shapiro wilks este mostra me que meus
dados não apresentam normalidade, devo transformá-los?

Muito obrigada,

--

Natália da Silva Martins
Bacharel em Estatística - Universidade Estadual de Maringá/ UEM