[R-br] [Dúvida] Linguagem R e Julia.

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Domingo Julho 8 20:16:00 BRT 2012

Pessoal, está existindo esforços para tornar a linguagem R mais
eficiente no que diz respeito eu desempenho computacional de
determinadas tarefas, como por exemplo nos laços que em R são mais
demorados que algumas outras linguagens interpretadas como Lua,
Python, JavaScript, etc? Atualmente vejo a linguagem Julia se
promovendo com comparativos de tempo de processamento com outras
linguagens como Matlab, Python, Octave e inclusive o R. Acho que daqui
a uns 5 ou 10 anos poderemos utilizar essa linguagem como uma boa
ferramenta para computação científica geral. Contudo, acredito que ela
irá precisar de muitos outros fatores para que seja uma alternativa
para estatistica como o R. Posso estar falando cedo demais, mas
acredito que Julia não só vislumbra a estatística. Vejo que será uma
linguagem alternativa compilada para Scilab, Matlab, Octave e demais
outros softwares de computação numérica. Dessa forma, se esse cenário
permanecer vejo que o R ainda será o ícone de software livre para
estatística. Sem falar na existência de um local (CRAN) que reúne boa
parte das contribuições de colaboradores de toda parte do mundo que é
de extrema importância para evolução de um software livre.

[   ],
Pedro Rafael Diniz Marinho.