[R-br] RES: Função implícita

Davi davi.butturi em gmail.com
Domingo Julho 1 17:07:57 BRT 2012

Na verdade estava querendo reparametrizar a distribuição logarítmica pela
sua média.

Então se X é uma v.a. com função de probabilidade logarítimica então E(X) =
- ( 1 / log (1-p) ) * ( p / (1-p) )

A função rlog(n,p) {VGAM} gera n realizações dessa distribuição, mas
parametrizada pela probabilidade p.
Assim, se E(X) é um valor MU qualquer conhecido, eu quero obter essa
probabilidade.

Resolvendo para p:

exp( -p ) * (1 - p) = exp( 1 - (1/MU) )

onde f(p) = exp( -p ) * (1 - p) é uma função implícita de p
e g(MU)  = exp( 1 - (1/MU) ) uma função que pode ser avaliada pq conheço MU.

Agora preciso tornar essa igualdade verdadeira fazendo f( p ) = g ( MU ), e
obter p.

Ficou mais claro?

Obrigado! Abraços,

Davi.