[R-br] Importar Microdados - arquivos .txt sem separação entre as colunas

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Sábado Janeiro 28 10:40:42 BRST 2012

Roney,

Dê uma olhada neste exemplo: http://leg.ufpr.br/~elias/ensino/ce223/rcesup.R

Elias T. Krainski

>________________________________
> De: Roney Fraga <roneyfraga em gmail.com>
>Para: R-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
>Enviadas: Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012 19:50
>Assunto: [R-br] Importar Microdados - arquivos .txt sem separação entre as colunas
>

>Caros,
>Diante da necessidade
de importar microdados, principalmente do IBGE, por meio do pacote IBGEPesq()que
vem apresentando alguns problemas, pergunto se algum usuário tem
alguma sugestão para importar microdados alternativa ao pacote
IBGEPesq().
>Microdados
consiste geralmente em grandes pesquisas que são disponibilizadas em
arquivos .txt apenas com números sem nenhuma separação entre as
colunas, sendo o arquivo dicionário disponibilizado a parte em outro
arquivo .txt, nesse arquivo dicionário consta em que coluna começa
e termina cada variável. No link http://www.datafilehost.com/download-2565fe79.html segue exemplo do arquivo .txt com os dados da PNAD 2009 banco
domicílios. E no link http://www.datafilehost.com/download-fe9c31a8.html segue exemplos de dicionários para o SAS, disponibilizado pelo IBGE,
e para o Stata que fiz com base no dicionário anterior. Se
necessário o mesmo dicionário pode ser encontrado no R através dos
comandos
>install.packages('dicionariosIBGE') library(dicionariosIBGE)
>data(dicPNAD2009)
>dicdom2009
>No Stata uma vez que tenha o dicionário, na extensão .dct, e o
arquivo .txt com os dados a serem lidos basta executar o comando infile using “/Caminho/Arquivo/dicionario.dct”
>no R não sei se é possível seguir o mesmo raciocínio para
importar dados em arquivos .txt, caso algum usuário possa contribuir
será uma grande ajuda.
>Os
arquivos em .txt geralmente são grandes, por exemplo, a PNAD 2009
arquivo pessoas tem 320MB. Uma vez ultrapassada a dificuldade de
importar os dados, será mais fácil utilizar o R para trabalhar com
os dados públicos das seguintes pesquisas:PNAD,
POF, PME, Enade, Censo Escolar, Censo da Educação Superior, Censo
dos Profissionais do Magistério, Saeb,  Enem, Provão, PNERA, Prova
Brasil, Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar,
etc...