[R-br] Regressão Stepwise

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quarta Janeiro 25 17:12:00 BRST 2012

Fernando,

Então existem duas funções para stepwise que funcionam de forma diferente,
a step() e a stepAIC()? Não entendi. Pelo que sei no R não há stepwise pelo
teste F, eles são baseados em critérios de informação. No passado fiz uma
busca e parece-me que o step com F está implementado em outro pacote. Um
ponto que existe é: tanto F quanto AIC/BIC são funções da soma de quadrados
dos resíduos, então, os modelos alcançados não serão, partindo disso,
drasticamente diferentes. Sobre essa de tirar variáveis "na mão", você
poderia passar um CMR?

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani