[R-br] construcao de variaveis de polinomios

Samuel Carvalho samukajm em yahoo.com.br
Terça Janeiro 24 23:04:10 BRST 2012

Boa noite caros membros,
Alguem saberia me dizer como proceder com a seguinta situação:
estou ajustando modelos polinomiais tipo y ~ x+x^2+x^3+x^4+x^5
e meu data frame original possui as colunas x e y
uma primeira alternativa seria

dados$x2 <- dados$x^2

dados$x2 <- dados$x^3
dados$x2 <- dados$x^4

dados$x2 <- dados$x^5

mas gostaria de uma forma um pouco mais automatizada para criar estas variáveis, algo mais generico onde eu forneço o graus do polinomio e as variaveis seriam criadas automaticamente sem a necessidade de se fazer uma a uma como mostrado anteriormente.
Pela antenção
Obrigado
Samel

Samuel P. C. Carvalho
Mestre em Ciências Florestais [UFLA]
Doutorando em Recursos Florestais [ESALQ/USP]