[R-br] Dúvida teste

Peterson Gardin petersongardin em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 18 11:20:58 BRST 2012

Ivan
A primeira compreensão sua está correta.Linha 1: Época 1 - linha coberta com cobertura plástica colocada na época 1.
Linha 2: Época 2 - linha coberta com cobertura plástica colocada na época 2.
Linha 3: Época 3 - linha coberta com cobertura plástica colocada na época 3.
Linha 4: Época 4 - linha coberta com cobertura plástica colocada na época 4.
A cobertura é colocada em determinada época e não é retirada mais.
Digamos que eu teria 4 sistemas de produção e quero compará-los em relação a diversas variáveis.
A minha dúvida é que não tem aleatoriedade na colocação das lonas, logo, se não tem, posso comparar os 4 tratamentos mesmo assim?
E se puder, posso fazer uma comparação usando um modelo DIC?
Caso quiser avaliar doença no tempo, uso um modelo com ~Trat + Epoca + Trat*Epoca  ???
Entendo que cada planta seja uma unidade experimental sim. Mas posso pegar 4 plantas e considerar uma unidade experimental tb, não posso??
Aí poderia fazer 5 repetições de 4 plantas cada.
Obrigado.

João Peterson Pereira Gardin
Pesquisador Epagri - Videira - SC
Doutor em Fisiologia Vegetal