[R-br] Dúvida teste

Peterson Gardin petersongardin em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 18 09:16:53 BRST 2012

Pessoal
Eu tenho um parreiral de uvas cabernet sauvignon.
Nesse, tenho 4 linhas com 60 plantas cada. Fiz 4 tratamentos, que correspondem a época de colocação de uma cobertura plástica.
Dependendo da época que coloquei a cobertura, ao final do ciclo, ocorrem diferenças de ataques de doenças, durante a maturação das uvas.
Não existem repetições destas coberturas plásticas, pois cada linha custa mil reais, portanto, cada linha é um tratamento (ou seja, época de colocação da lona), pois se eu fizesse 4 repetições o experimento me comeria R$ 16.000,00, só de cobertura. Penso que 60 plantas sejam suficientes para realizar uma amostragem.
Pergunto: Posso realizar uma amostragem aleatória em cada tratamento e fazer um teste de média como se fosse um DIC?
Como faço se quiser avaliar uma doença que aumenta conforme transcorre o tempo de maturação, por exemplo, quanto mais madura a uva mais ataca. Coloco no modelo a variável tempo?
Tenho dúvidas de analisar variáveis que evoluem com o tempo. Se tiverem alguma dica de bibliografia, para que eu veja as análises, tente fazer e retorne com as dúvidas eu agradeço.
Obrigado.

João Peterson Pereira Gardin
Pesquisador Epagri - Videira - SC
Doutor em Fisiologia Vegetal