[R-br] Como eu retiro so os 3 primeiro caracteres dos objetos de um Vetor?

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Terça Janeiro 17 16:47:34 BRST 2012

Ola:

#Vamos supor que eu tenha um vetor:

teste<-c("Stomoxys.calcitrans","Musca.domestica","Syritta.flaviventris")

Eu gostaria de estrair so as 3 primeiras letras, pra ter um resultado

[1] "Sto"  "Mus"  "Syr"

Meu interesse  é em usar esse segundo vetor extraido para plotar um
grafico, mas os nomes de especies inteiro ficam muito grandes e fica muito
poluido, mas se der pra extrair os nomes assim fica mais facil fazer o
grafico ja que são muitos nomes e além do trabalho é perigoso errar ordem
de especies e tal ou escrever errado.
Então se alguem souber como fazer.

Outra coisa não sei se é muito complicado, mas todo nome de especie é o
"Genero.especie"
Daria pra mim tirar a primeira letra do Genero, e a primeira e segunda
letra da especies, pra ter um resultado do tipo:

[1] "Sca"  "Mdo"  "Sfl"

E por ultimo, se o vetor for mistura especies e familias tipo:

teste2<-c("Stomoxys.calcitrans","Musca.domestica","Syritta.flaviventris","Clusiidae")

Neste caso o ultimo termo é uma familia, então ele é uma palavra so, e nao
ta no esquema "Genero.especie"
Daria pra nele ficar so as 3 primeiras letra, e chegar a um resultado final
assim:

[1] "Sca"  "Mdo"  "Sfl" "Clu"

PS: "Genero.especie" Ta com um ponto separando os 2 mesmo. Não é espaço não.

--
Grato
Augusto C. A. Ribas

Site Pessoal: http://augustoribas.heliohost.org