[R-br] dadaos de batimetria para o Maptools

Rodrigo Sant'Ana rodrigo.gringo em gmail.com
Terça Janeiro 17 15:45:40 BRST 2012

Fala Plei,

  tudo bom cara? então, se tiveres os shapefiles da para inseri-los
facilmente com a função,
readShapeSpatial() do pacote maptools.

No site da ANP, tem como você baixar os shapes de batimetria. Não sei se
ainda é free, mas caso não seja mais, eu possuo esta base, dá época que era
free. No caso do GEBCO, assim como no caso da base ETOPO2 (uma base
bastante interessante também para dados de altimetria e batimetria, também
free), eu desconheço alguma função do R que leia arquivo no formato raster,
talvez se transformá-la para ASCII, como o R consegue ler, e ai é só
indicar as coordenadas por intermédio da função coordinates() do pacote sp,
que as linhas batimétricas ficarão utilizáveis.

Ou ainda, utilizar um software de SIG free, para transformar a base em
shape.

abs
Rodrigo Sant'Ana
Oceanógrafo