[R-br] Criando um processo de pontos sobre uma área regular

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Terça Janeiro 10 16:42:41 BRST 2012

Veja um exemplo a seguir:

x0 <- seq(3, 21, 3)
y0 <- seq(2.5, 21, 2.5)
xy0 <- as.matrix(expand.grid(x=x0, y=y0))
n0 <- nrow(xy0)

symbols(xy0[,1], xy0[,2], rep(0.3, n0),
        inches=FALSE, bg=4, asp=1)

rpts <- function(n, xy.no, xlim, ylim, radius) {
  xy.res <- matrix(NA, n, 2)
  for (i in 1:n) {
    sim <- TRUE
    while (sim) {
      x <- runif(1, xlim[1], xlim[2])
      y <- runif(1, ylim[1], ylim[2])
      sim <- min(sqrt((xy.no[,1]-x)^2 + (xy.no[,2]-y)^2))<radius
    }
    xy.res[i,] <- c(x,y)
  }
  return(xy.res)
}

pts <- rpts(30, xy0, c(2,22), c(2,21), 0.3)

points(pts, col=2, pch=3)

Att.

Elias T. Krainski

>________________________________
> De: ASANTOS <alexandresantosbr em yahoo.com.br>
>Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
>Enviadas: Terça-feira, 10 de Janeiro de 2012 16:14
>Assunto: Re: [R-br] Criando um processo de pontos sobre uma área regular
>

>Boa tarde pessoal,
>
>            Retornei ao problema de simular um processo de pontos
    sobre uma área regular, representada por um plantio de árvores com
    25cm de tronco (com espaçamento 3x2.5m), onde os pontos não podem
    sobrepor os troncos. Tentei montar o algoritmo sugerido pelo Prof.
    Paulo, mas me deparei com alguns problemas, vou explicar passo a
    passo e ver se alguém da programação pode me dar um help, fiz:

> [...]
>require(spatstat)
>
>##Cria o limite da área
>limx<-c(2,2,21,21)
>limy<-c(2,21,21,2)
>plot(limx,limy)##Plota o limite
>lim=cbind(limx,limy)
>lim<-as.matrix(lim)
>polygon(lim)
>
>##Cria as árvores regularmente espaçadas -3x2m
>sq=seq(2.5,20,2.5)
>coord<-NULL
>for (k in sq) {
>    for(j in sq){
>draw.circle(k,j+0.5,radius=0.25,col="red")##Representação gráfica
    dos troncos com 25cm de diâmetro
>coord<-rbind(coord,c(k,j+0.5))##Coordenada das árvores -3x2m
>colnames(coord)<-c("xc","yc")
>}}
>
>###Criando a janela a ser utilizada no pacote spatstat
>cont<-lim
>a <- as(lim, "gpc.poly")
>w <- as.owin(a)
>
>### Cria o processo de pontos - Poisson
>
>E é aqui vem o problema, pois não tem como eu adicionar um contador
    para ver ponto por ponto se a coordenada do ponto esta sobrepondo o
    tronco, pois a função rpoispp() do spatstat, cria o processo de
    pontos de Poisson em intensidade por unidade de área, sendo que
    minha ideia seria fazer:

>res<-NULL
>
>while (sqrt(outer(xy[,1],xc,"-")^2+outer(xy[,2],yc,"-")^2)>0.25)
    {##Calcula a distância dos pontos que não sobrepõem o tronco

>xypois=rpoispp(2,win=a)##Lambda = 2/m^2
>xd=xypois$x
>yd=xypois$y
>points(xd,yd)
>res=cbind(res,c(xd,yd)) #Cria a matriz de coordenada dos pontos
>}
>point(res[,1],res[,2])
>##
>Sendo que o resultado final que espero obter são as coordenadas dos
    pontos que não ocupam o mesmo local que os troncos. Então pergunto
    se alguém poderia me dar uma luz,
>Obrigado,
>Alexandre
>

>Em 16-11-2011 17:03, ASANTOS escreveu:
>Prof. Paulo,

      sim, pois são clones de eucalipto. Vou montar o algoritmo sugerido
      e calcular as distâncias com a função outer().

Alexandre DOS SANTOS
Engenheiro Florestal, Msc.
Laboratório de Entomologia Florestal
Departamento de Entomologia
Universidade Federal de Lavras
Caixa Postal 3037
37200-000 - Lavras - Minas Gerais - Brasil
Tel: +55 35 92230304

          uma área regular representada por árvores regularmente
          espaçadas, sendo que o processo de pontos só pode ocorrer onde
          não existam árvores e estou quebrando a cabeça com isso, bom
          primeiro criei a área com as árvores:

          pontos:

          pelas árvores (obviamente), onde gostaria de saber se alguém
          conheceria alguma solução para eu fazer com que não haja
          sobreposição entre os raios que representam os diâmetros das
          árvores e os pontos criados? Na verdade, preciso definir uma
          maneira de fazer com que as coordenadas contidas nos diâmetros
          das árvores não sejam validas no momento da geração do
          processo de pontos, atualmente estou tentando soluções com o
          pacote spatstat mais sem sucesso, pois não consigo fazer com
          que a área criada seja um objeto ppp valido.