[R-br] Gerar multinomial

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Terça Janeiro 10 08:49:37 BRST 2012

Suponha que o vetor (X1, X2, X3) sao contagens de uma distr. multinomial
com probabilidades (p1, p2, p3) e que voce queira fixar o total
N = X1+X2+X3

neste caso pode usar

table(sample(1:3, n=N, prob=c(p1, p2, p3)))

substituindo N, p1, p2, p3 pelo valores adequados