[R-br] Calcular sobreposição de poligonos de um "SpatialPolygonsDataFrame" do pacote "sp"

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Domingo Janeiro 1 21:03:29 BRST 2012

Ola, primeiro feliz ano novo todos da lista.

Eu gostaria de calcular a sobreposição entre poligonos, mas não consigo.
Nas verdade eu tenho varios poligos gostaria de uma matriz de sobreposição,
como a que demonstro ali no final do script.
Nao achei como fazer isso ainda. Procurando por Overlap pelas listas de R
não tenho tido muito sucesso
então acho que o problema deva ser como estou procurando.

Os poligonos são areas de vida de alguns bixinhos e a sobreposição da a
informação se eles deixam
outro individuos entrarem no territorio deles ou não, então é isso que
estou tentando fazer e nao consigo.

Segue um CMR pra vcs verem como são os dados e um exemplo de como gostaria
do do resultado mais ou menos:

#Pacote com dados de exemplo, ele necessita do pacote sp
library(adehabitatHR)
library(sp)

#Dados de exemplo
data(puechabonsp)
rel<- puechabonsp$relocs

#Estimando Area de Vida
cp <- mcp(rel[,1])

#Olhando o os poligonos
plot(cp)
text(coordinates(cp)[,1],coordinates(cp)[,2],label=c("A","B","C","D"))

#Como estao os dados
class(cp)
[1] "SpatialPolygonsDataFrame"
attr(,"package")