[R-br] Problemas com encoding Linux vs Windows

Daniel C Bezerra danielcbezerra em gmail.com
Domingo Fevereiro 26 12:30:50 BRT 2012

Prezados amigos do R,

Eu uso emacs + ess muitas vezes alterno entre Windows (XP, 32 Bits) e Linux
(Ubuntu 64bit 11.04). Ambos os sistemas operacionais estão em inglês.

Recentemente eu importei uma planilha de excel pelo read.xls (pacote gdata)
no windows e fiz as análises sem problemas. Ao carregar o mesmo workspace
(sem importar os dados novamente) no linux, vários caracteres apareceram de
modo bizarro. O problema é o mesmo seja rodando o R dentro do emacs ou
diretamente no terminal.

Por exemplo, a palavra "não" usada em algumas variáveis aparece como
"n\xe3o", embora eu consiga escrevê-la e colocá-la em títulos de gráficos,
etc.

Alguém tem alguma sugestão de como corrigir este problema?

Desde já agradeço. Abs,