[R-br] [Dúvida] Uso de linguagem funcional para estatística.

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Sábado Fevereiro 25 22:00:16 BRST 2012

"Em ciência da computação, programação funcional é um paradigma de
programação que trata a computação como uma avaliação de funções
matemáticas e que evita estados ou dados mutáveis. Ela enfatiza a
aplicação de funções, em contraste da programação imperativa, que
enfatiza mudanças no estado do programa.

Uma função, neste sentido, pode ter ou não ter parâmetros e um simples
valor de retorno. Os parâmetros são os valores de entrada da função, e
o valor de retorno é o resultado da função. A definição de uma função
descreve como a função será avaliada em termos de outras funções. Por
exemplo, a função f(x) = x2 + 2 é definida em termos de funções de
exponenciação e adição. Do mesmo modo, a linguagem deve oferecer
funções básicas que não requerem definições adicionais.

Linguagens de programação funcionais, especialmente as puramente
funcionais, tem sido mais usadas academicamente que no desenvolvimento
comercial de software. Entretanto, algumas linguagens notáveis usadas
na indústria e no comércio incluem Erlang (aplicações
concorrentes)[2], R (estatística), Mathematica (matemática
simbólica)[3] J, K (análise financeira) e XSLT.[4][5]Importantes
influências na programação funcional foram o cálculo lambda, as
linguagens de programação APL e Lisp, e mais recentemente ML, Haskell,
OCaml e F#."

Um bom link sobre a linguagem funcional que mais me chama a atenção
(Haskell): http://haskell.tailorfontela.com.br/chapters