[R-br] Duvida - Calculo do percentual de erro de predicao (percentage prediction error)

Humberto Hazin hghazin em hotmail.com
Terça Fevereiro 14 22:39:51 BRST 2012

Prezados,

Estou com uma dúvida que pode parecer besteira, porém gostarai da ajuda
de vocês! A dúvida é a seguinte

como calcular o percentual de "Bias" (percentage prediction error) por
linha de um modelo glm? Meus dados tem 500 linhas e 4 colunas (anexo).

O modelo é:

m1<- glm(lgcpue=fy+fFF+fq+fA, family=gaussian, data=teste)

Meu objetivo é calcular o percentual de desvio (bias) de um modelo por
ano via box plot para saber o quanto ele esta sobre ou sub estimando
minhas predições com a variável fFF e sem a variável fFF, por exemplo!
todos as variaveis são fatores

Agradeço desde já

Humberto Hazin