[R-br] [Dúvida] Criação de pacotes em R, procedimentos.

Daniela Recchia daniela_recchia em yahoo.com.br
Quinta Fevereiro 9 11:27:24 BRST 2012

Olá Pedro,

quando estava na Unicamp, eu e um professor do instituto de estatística desenvolvemos um pequeno pacote para controle de qualidade. Mas é realmente muito simples. Meu conhecimento de programacao é bem restrito, todas as funcoes que criamos, sao extremamente simples e feitas no R. Sao poucas e nao tivemos problemas em utiliza-las da forma que criamos.

Acredito que como o Leandro disse, depende do seu caso. O que achamos na verdade mais complicado foi submeter o pacote para o CRAN, pois tivemos que compilar e fazer diversas etapas que nao sabíamos como deveriam ser realizadas, mas tive muito auxilio do pessoal aqui da lista e principalmente do Benilton, que me ajudou e possibiliou a submissao do programa.

Abracos,

--
Daniela Rodrigues Recchia

Master Student of Statistics - Technische Universität Dortmund.

"It is better to have an inexact answer to the right question than a precise one to the wrong question!"
John Tuckey

________________________________
 De: Leandro Marino <leandro em cesgranrio.org.br>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Enviadas: Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012 14:16
Assunto: [R-br] RES:  [Dúvida] Criação de pacotes em R, procedimentos.

Pedro,

Salvo engano você pode escrever em R mesmo, a questão está relacionada com o
desempenho que sua função vai ter. Em alguns casos programar em C/C++ e
Fortran vai lhe dar um grande ganho em tempo de processamento. Mas cada caso
é um caso.

Um abraço,
Leandro