[R-br] [Dúvida] Somar linhas duplicadas

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Quarta Fevereiro 8 20:39:39 BRST 2012

Pessoal como somar elementos de uma tabela de frequencia que possui
elementos duplicados, por exemplo, considere a tabela abaixo:

tabela = data.frame(sexo = c("f","f","f","m","f","m","f"), horas =
c(20,21,18,13,16,13,14))

Gostaria de obter a tabela que seque:

resultado = data.frame(sexo = c("f","m"), horas = c(89,26))

Ou seja, queria de alguma forma fixar a variável sexo e como ela tem
apenas dois níveis, "f" e "m", somar a variável horas de acordo com os
dois níveis obtendo uma tabela resumida sem duplicidades.

Meu problema real é uma tabela com mais de 10 mil linhas que possui
duplicidades em uma coluna. Quero consolidar essas linhas duplicadas
para uma dada variável somando as informações.
--
Saudações,
Pedro Rafael Diniz Marinho.