[R-br] Gaussian Random Fields - grf::geoR

Rodrigo Sant'Ana rodrigo.gringo em gmail.com
Quarta Fevereiro 1 17:26:48 BRST 2012

Pessoal,

  estou com uma pequena dúvida na simulação de um campo Gaussiano
aleatório, com a função grf do pacote geoR. Acredito que vocês poderão me
ajudar e/ou até me corrigir.

A idéia central é simular um campo onde os valores dos dados representaram
densidades de uma determinada espécie, para posterior determinação da
densidade total da área em questão. Para tanto, estou replicando a seguir o
código executado por mim.

###
set.seed(3)

dados <- grf(400, grid = "reg", xlims = c(0, 20), ylims = c(0, 20),
             cov.pars = c(56, 4), cov.model = "gaussian", nugget = 1, mean
             = 57.8)

summary(dados1)
$n
[1] 400

$coords.summary
     x  y
min  0  0
max 20 20

$distances.summary
      min       max
 1.052632 28.284271

$data.summary
   Min. 1st Qu.  Median    Mean 3rd Qu.    Max.
  44.06   55.45   59.33   59.36   63.71   71.96

$borders.summary
    Var1 Var2
min    0    0
max   20   20

$others
 [1] "cov.model"    "nugget"       "cov.pars"     "kappa"
"lambda"
 [6] "aniso.pars"   "method"       ".Random.seed" "messages"
"call"

attr(,"class")
[1] "summary.geodata"

=======

Dúvida:
Ao solicitar o summary do objeto "dados", observa-se que o amplitude dos
valores ($data.summary) gerados pela função grf vai de 44.06 a 71.96.
Entretanto, gostaria de simular algo mais próximo da realidade das espécies
de animais alvo desta simulação, onde esta amplitude deveria que ser maior,
com valores minimos mais próximos a zero e os valores máximos poderiam ser
os mesmos (próximos á 80).

Seria possível aumentar a amplitude dos valores gerados para os dados ou
estou devaneando demais?

P.S.: A idéia não é induzir a geração de valores aleatórios, o intuito é
aumentar a amplitude dos dados ok! Desculpem-me se ficou um pouco
tendenciosa a explanação a cima, mas a ideia era meramente explicar minha
dúvida.

Obrigado pela atenção e ajuda de todos.

Abs