[R-br] Semivariogramas experimentais com envelopes simulados

Paulo J Ribeiro Jr paulojus em leg.ufpr.br
Sexta Dezembro 7 18:35:40 BRST 2012

Este é um teste Monte Carlo e nestes casos o numero de simulacoes pode e
deve ser controlado.
No exemplo o argumento nsim da funcao pode ser alterado

emboa não haja uma relacao exata, quanto maior o número de simulacoes
Monte Carlo, menor sera a prob do erro tipo I.

Na origem de metodos de estatistica espacial e3stes procedimentos de
envelopes de funcaoes (variogramas, funcao K em processos pontuais) eram
demorados (computacionalmente) o que levou a estudos sobre número mínomo
de simulacoes para certo nivel de significancia (há um paper de Mariott
a respeito).
Hj é mais fácil e rapido fazer amsi simulacoes.
na duvida experimente, teste etc

Em Sex, 2012-12-07 às 17:50 -0200, Hélio Gallo Rocha escreveu:
> Prezados, boa tarde.
>
> Lendo uma dissertação sobre geoestatística aplicada ao levantamento de
> bicho-mineiro em café.
> Ela usa um recurso para verificar se o atributo
> possui dependência espacial, chamado de envelope simulado,
> interessante.
>

> Minha dúvida é sobre  o parâmetro  nsim, assim descrito:
>

>   nsim -  número de simulações
> utilizadas para calcular os
> envelopes. O padrão é 99.
>

> Seria o nível de significância?
>

> Se não for, teria como verificar e mudar esse valor?
>

> Exemplos
> [...]

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR  -  Brasil