[R-br] Áreas correlatas - Hospitais são acusados de substituir médicos por enfermeiros em cirurgias

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Segunda Dezembro 3 21:06:37 BRST 2012

On 11/29/2012 06:57 PM, Richard Santos wrote:
> Se profissionais de áreas correlatas podem exercer as profissões
> correlatas, esse caso não precisaria ter punição, certo? Porque
> ciências humanas inclusive é mais intuitivo do que ciências exatas.
> Quanto à quantidade de conhecimento estatística é tão robusta quanto
> medicina. E ambas causam mortes quando feito errado. É essa opinião
> que eu não entendo, para mim, profissão é coisa muito séria. Abraços,
> Richard

A todos da Lista,

Primeiro estou muito afastado das respostas por problemas do trabalho.
Segundo acho que estou um pouco assustado e até constrangido com este
tópico (totalmente "off tópic").

Para que não sabe sou médico, especializado em clínica médica, com
mestrado em saúde coletiva (área de concentração bioestatística) e
doutorado de pesquisa clínica (área de concentração bioestatística)
tendo sido orientado em ambos casso pelo professor Basílio de Bragança
Pereira.

O Benilton está certo a prática da medicina pode ser exercida por
qualquer um com o adequado treinamento. Sacerdotes egípcios praticavam
operações complexas como trepanações para cuidar de doentes e não eram
médicos. O problema é quanto você precisará ser treinado para isto, só
para ter uma ideia só para a consulta (exame físico e obter a história
da doença) são necessários 3 anos de estudos com 44 horas por semana.

O exemplo de uma parada cardíaca ridiculamente simples em matéria de
conhecimento médico reverte um parada cardíaca é algo tão complexo
quanto calcular a probabilidade de tirar um Ás de espadas num baralho.
Um caso complicado em medicina é o que tratei recentemente com um
paciente de 60 anos com uma infecção pulmonar grave por fungo e que o
tratamento começou lesar seu fígado, seu suspendo o remédio ele poderia
morrer se continuou com o tratamento ele pode morrer por insuficiência
hepática.

Só para contar as verbas de saúde são enviadas independentes de qualquer
medida estatísticas...

Por enquanto é só ...

[]s
Tura