[R-br] comparação multipla para dados desbalanceados

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Sexta Agosto 24 12:11:59 BRT 2012

Caros amigos,
Estou necessitando realizar um teste de comparação de médias para dados
oriundos de um experimento em delineamento inteiramente casualizado com
arranjo fatorial, desbalanceado.
Li que para arranjos desbalanceados pode-se utilizar o teste tukey-Kramer.
O pacote "agricolae" possui a função HSD.test no entanto não diz se esta
função  faz o tukey-kramer ou somente tukey (há diferenças entre elas?).
Então encontrei o pacote tuckeyC que faz o teste de tukey para dados
desbalanceados entretanto não conheço este pacote e gostaria de alguma
sugestão sobre o mesmo.

Minha outra dúvida é sobre o uso do test SNK. Ele só é permitido para dados
balanceados? Pois pacotes como o expeDes e o agricolae só funcionam para
ele. Ou isto é uma limitação do pacote? Alguém poderia me sugerir alguma
literatura para que eu possa me inteirar sobre o tema?

att,