[R-br] Erro nls: matriz gradiente singular com estimativas de parâmetros iniciais

Gustavo Dias Azevedo gustavoazevedo em id.uff.br
Quarta Agosto 8 10:17:55 BRT 2012

Prezados,

Estou tentando ajustar dados a um modelo de cinética química do tipo

y = K*x(^a)*w(^b)/(z^c)

x, w e z são as concentrações dos meus reagentes e produtos (dados)
K, a, b e c são os parâmetros que eu preciso determinar no modelo.

Utilizei o seguinte comando

dados <- read.table("Teste2.txt",header=TRUE)
modelo <-
nls(y~K*(x^a)*(w^b)*(z^c),data=dados,start=list(K=1,a=0.33,b=0.66,c=-1.33))

Porém, ao executar a última linha, recebo a seguinte mensagem:

*matriz gradiente singular com estimativas de parâmetros iniciais*

Já procurei alguns tópicos e algumas pessoas tiveram o mesmo problema em
ajustes diferentes, e encontrei diversas "soluções" diferentes, como usar o
argumento alg="plinear", trocar os chutes iniciais etc, porém nenhuma delas
resolveu meu problema.

Alguém sabe como me ajudar? Devo trocar de comando ou fazer alguma
manipulação no modelo?

Obrigado!