[R-br] Dúvida sobre ANOVA tipo III

Olympio Neto olympiotneto em gmail.com
Segunda Abril 23 19:58:29 BRT 2012

Pessoal,

Tenho lido vários livros sobre R, muitos blogs (R-bloggers) e as
excelentes páginas do Wiki-Leg da UFPR e as famosas Ridículas do Walmes
e em muitas delas vejo que em muitos dos tutoriais, é necessária, para a
obtenção da Anova Marginal (Tipo III),  setar o contraste como
"contr.sum" e outros que nada falam sobre isso, ficando setado o padrão
do R, o "contr. treatment". A explicação para a alteração do contraste é
que a soma deste deve ser nula, o que não acontece com o
"contr.treatment". Caso não seja feita a alteração, os resultados podem
estar errados.

O artigo que tenta por luz neste assunto é aqui indicado:
http://goanna.cs.rmit.edu.au/~fscholer/anova.php

Normalmente eu uso o pacote "car" para cálculos que análises de
variância do tipo III, mas nos exemplos que vejo, dados que simulo etc,
não vejo diferenças. Acredito que nem poderiam haver, mesmo. A ANOVA
trivial (tipo I) é invariante à parametrização, mas fico muito em dúvida
se a tipo III também seria.

O que vocês pensam? Já observaram diferenças importantes em suas análises?

Abs e muito obrigado.

Olympio