[R-br] Dúvida de Geoestatística

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Sexta Abril 20 14:56:05 BRT 2012

>  Queria saber se a bibliotéca GeoR faz kriging external drift (KED),

sim, usnado os argumentos trend.d e trend.l

> e se tem o recurso para análise multivariada,
> onde eu tenho mais de uma variável como variável resposta.

Nao. Considerar outros pacotes gomo gstat, spBayes

> Outra coisa, se ela é tridimensional,

nao. só trata dados bidimensionais.
Em geral é complicado tratar a profundidade como uma 3a dimensao, a menos
que tenha valores muito grande (profundoo)
isto pq as dimensoes na superficio sao muito grandes comparadas com a
profundidade.
Mesmo capturar isto com  anisotropias é dificil.
Alem disto é necessário verificar se há dados sufifientes nas
profundidades. Em muitas sutuacoes não há muitos
(mas ito pode ser diferente de seu contexto)

>pois eu tenho as dita cujas em várias camadas, é uma exploração
arqueológica.
> Caso não tenha estes recursos, quais bibliotécas as tem?

Ver e ler a Spatial Task View na pagina do R