[R-br] arredondamento de números no R

Sandro Sperandei ssperandei em hotmail.com
Quarta Abril 11 19:36:05 BRT 2012

Vitor,

Tentou usar format, com o argumento nsmall?

From: Vitor Aguiar
Sent: Wednesday, April 11, 2012 7:26 PM
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: [R-br] arredondamento de números no R

Caros,

quero fazer o seguinte cálculo:

pvalue = 1 - pchisq(sum(X2, na.rm = TRUE), dfreedom(X2)) #dfreedom( ) é uma função escrita por mim

mas usando os meus dados isso dá sempre 0 (zero), porque a parte do pchisq( ) é um valor muito próximo de 1, então o R arredonda para 1, ficando 1 - 1 = 0.
Mesmo que o verdadeiro valor desse cálculo seja algo muitíssimo pequeno, como zero seguido de vários zeros e eventualmente algum outro número, eu preciso saber qual é.

Como fazer isso?

Desde já agradeço a quem puder ajudar.

Vitor Aguiar