[R-br] Offset da função lm

Gustavo Marcatti vgp.gustavo em yahoo.com.br
Sexta Setembro 23 13:47:23 BRT 2011

Por exemplo:
x1 <- 1:10
x2 <-runif(10)
y <- sort(rnorm(10))
lm1 <- lm(y~x1+offset(x2))

Nesse caso eu tenho uma regressão de y em função de x1 e x2, porém x2 foi declarada como um offset, ou seja, seu coeficiente deverá ser 1 obrigatoriamente.
Eu queria saber como a função lm faz para ajustar esse modelo (como ficaria o estimador dos parâmetros nesse caso), fiquei curioso porque em outros softwares
que já usei so consegui ajustar modelos assim utilizando algoritmos de regressão não linear.

Gustavo Marcatti
Engenharia Florestal - UFV
De: Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br; Gustavo Marcatti <vgp.gustavo em yahoo.com.br>
Enviadas: Sexta-feira, 23 de Setembro de 2011 13:25
Assunto: Re: [R-br] Offset da função lm

Algum exemplo reproduzível como ponto de partida?

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani