[R-br] Dados aninhados e a varável resposta é tempo

Cassiano cassianosr em gmail.com
Quinta Setembro 22 07:14:33 BRT 2011

Bom dia a todos.

Tenho um experimento em que duas categorias estão aninhadas (um dentor da
outra) e a minha variável resposta é tempo e resposta.
Com esta vairável resposta, a princípio eu usaria uma análise de
sobrevivência (Weibull), mas como meu delineamento experimental é aninhado,
não sei se tenho como informar isso numa análise de sobrevivência.
O meu modelo atual está sendo feito assim:
m1 <- aov(tempo~tamanho+tratamento+Error(grupo/tratamento))

Mas sei que não é o mais adequado uma vez que meu y não é normal.

Então preciso saber se tenho como informar na análise de survival que  o
tratamento é aninhado ao grupo.
Ou fazer alguma transformação da minha variável tempo. Neste caso, qual
transformação é a mais adequada?

Desde já agradeço.
Abs
Cassiano