[R-br] Duvida no summary da ancova, usando GLM

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Sexta Setembro 9 19:39:49 BRT 2011

Caro amigo sem nome,

O fato de ser glm não complica as coisas. O nível de referência segue ordem
alfanumérica e não de entrada na planilha. A densidade está declarada como
contínua e presente apenas com efeito de primeira ordem? Você vai ter que
comparar as estimativas das médias para um valor fixo de densidade. Se usar
o pacote contraste, isso é bem simples. Veja abaixo um exemplo simulado bem
mediocre mas que é útil para entender o procedimento

tr <- gl(3,4) # níveis de tratamento
ds <- runif(length(tr), 1, 1.2) # densidade do solo
y <- rbinom(length(tr), prob=0.5, size=50) # germinação

# tr é categórica, ds é númerica
m0 <- glm(cbind(y, 50-y)~tr*ds, family=binomial)
anova(m0, test="Chisq")
summary(m0)

# compara os níveis de tratamento entre sí com ds=1.1
require(contrast)

# tr 1 contra tr 2 sendo a densidade do solo igual a 1.1
contrast(m0, list(tr="1", ds=1.1), list(tr="2", ds=1.1))

# diferença em termos de preditor linear
predict(m0, data.frame(tr="1", ds=1.1))-
predict(m0, data.frame(tr="2", ds=1.1))

# diferença em termos de resposta
predict(m0, data.frame(tr="1", ds=1.1), type="response")-
predict(m0, data.frame(tr="2", ds=1.1), type="response")

# fazer as demais comparações. usar método Bonferroni para
# manutenção do erro tipo 1.

Recomendo que você participe da nossa lista de discussão sobre R. Suas
dúvidas serão bem recebidas e as respostas bem rápidas. Neste link estão
informações para cadastro, envio e etiqueta na lista

http://www.leg.ufpr.br/doku.php/software:rbr

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani