[R-br] Estabelecer CORTE CLASSIFICATÓRIO em uma base de dados

Daniel Dantas daniel.dantas em hotmail.com
Sexta Setembro 9 10:31:51 BRT 2011

Bom dia a cada um de vocês amigos de lista,

Preciso de uma ajuda relacionado à cortes classificatórios em uma base de dados.

Tenho informações de uma amostra n funcionários que solicitam atestado médico em dias, ou seja, tal funcionário no ano ausentou-se do trabalho, por exemplo, 5, 10, 40,... ou 100 dias.

O problema é: Preciso estabelecer um corte para classificar o quanto posso considerar como MUITO/ALTO os dias folgas do funcionário.

Como não conheço a distribuição dos dados o pensei foi: classificar como alto a média + 1 ou 2 desvios padrão. Nessa perspectiva, eu poderia cometer algum equívoco? Na opinião de vocês, qual seria o melhor método para classificar como ALTO os dias de folga?

O meu muito obrigado para quem puder me ajudar,
Daniel