[R-br] multivariada dados qualitativos

Mauro Sznelwar sznelwar em uol.com.br
Domingo Setembro 4 17:48:52 BRT 2011

Nunca ouvi falar disso! Mas tente escrever para profª Lúcia Pereira Barroso do IME-USP, que é da área de multivariada (mais especificamente sobre imputação de dados). lbarroso em ime.usp.br

Caros Guilherme, Mauro e Thiago.

Realmente não fui preciso na pergunta e aí, como já disse um grande
estatístico, até uma resposta precisa para uma questão mal formulada é
pior que uma resposta aproximada para uma questão bem formulada.

Estou começando a descobrir a estatística multivariada e, em
particular, uma técnica chamada Análise de Correspondências Múltiplas
(ACM), também conhecida como Análise de Homogeneidade (HOMALS) -
segundo a referência "Análise multivariada de dados qualitativos" de
Helena Carvalho (2008), Edições Sílabo, Portugal.

Então seria mesmo a técnica acima para a qual procuro suporte no R.

Muito grato pelas ajudas e interesse de vocês!

Abraço.

--
R Cesar