[R-br] Gráficos no R ou Gnu Plot

Fernando Colugnati fernando em ipti.org.br
Terça Outubro 25 12:25:30 BRST 2011

Não acho que são vícios Leonard. É preciso lembrar que o resto do mundo, que
se beneficia das informações que nós produzimos, têm uma visão mais
"mercantil" da informática, e para eles Excel é sim uma ferramenta
importante e poderosa. É nossa obrigação, principalmente trabalhando para
orgãos públicos, disponibilizar maneiras de boa comunicação, etc...Isso pode
não se aplicar na academia, mas 90% do mundo aí fora (até mais) não é
academia.

Preconceitos, ideologias, etc...são pessoais, mas quando vc trabalha com
outras pessoas e para outras pessoas, adotar uma ferramenta menos elegante
pode facilitar muito a comunicação, e inclusive acabar com o estigma de que
ninguém entende estatísticos e a estatístca.

Comuniquemo-nos!

Quanto aos 3D, concordo com o Benilton, mas o peso das edições ainda será
seu!

Abs

Em 25 de outubro de 2011 12:11, Leonard de Assis
<assis.leonard em gmail.com>escreveu:

>  Vícios de instituições públicas
>
> Quando trabalhei na Secretaria de Educação de MG (década de 90), escutava
> direto um dos Secretários adjuntos, irmão de um ex-ministro do Turismo,
> dizer que gráficos em Excel eram coisa de 1º mundo.
>
> []s
> Leonard de Assis
>

> Em 25/10/2011 11:42, Benilton Carvalho escreveu:
>
> Bem interessante a atitude da instituição: "para falar com leigos,
> precisamos usar gráficos que complicam o entendimento da nossa mensagem".
>

> --
> [...]

Fernando A.B. Colugnati
Pesquisador Associado

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação - IPTI
Tel. 55 11 8704-9812
www.ipti.org.br
fernando em ipti.org.br