[R-br] Tempo de simulação no Linux e Windows

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Sexta Outubro 21 15:37:11 BRST 2011

Pessoal fiz um programa bem simples para que que a cada interação o R
inverta uma matriz. Fiz isso no Windows 7 64 bits e no Ubuntu 11.10 64 bits
no mesmo computador. simulei 5 vezes no windows e 5 vezes no linux. O número
de simulações não tem nenhum respaldo estatístico, fiz por conveniência. O
programa é:

rm(list = ls (all = TRUE))
tempo_inicial = Sys.time()
M = matrix(abs(runif(10000,7,1000000)),100,100)
inversas <- function(A,numero){
     i = NULL
     for(i in 1:numero){
         A = solve(A)
     }
}
inversas(M,10000)
tempo_final = Sys.time()
tempo = tempo_final - tempo_inicial
tempo

No final me estranhou porque no Windows levou em todas as vezes 8 segundos a
menos que no Linux. O que pode ser?

Os tempos em segundos:

Windows 7 64 bits
Tempos: 20,729; 20,695; 20,677; 20,663

Linux Ubuntu 11.10 64 bits:
Tempos: 28,05745; 28,04319; 28,0124; 28;0885

A matriz M aí apresentada na terceira linha de código é uma matriz aleatória
mas em que a cada vez que o script é lido ela muda, contudo eu fixei para os
dois sistemas a mesma matriz. Vale salientar que isso não passa de uma
tentativa simples de verificar os tempos de execução de um código.

--
Saudações,
Pedro Rafael Diniz Marinho.