[R-br] Coletar informações (texto) de sites

Daniel Dantas daniel.dantas em hotmail.com
Quinta Outubro 20 16:21:04 BRST 2011

Boa tarde pessoal,

Existe alguma maneira de "pedir" para o R entrar neste site http://www.cnm.org.br/eleicao/mu_ele_prefeito.asp?iIdMun=100141003 e me retornar o nome do prefeito de 2008 e de 2004?

O objetivo disto é obter a listagem dos prefeitos de 2004 e de 2008 para ver quem foi reeleito, se está no 1° ou 2° mandato.

Para cada município, o link muda apenas o final, então tem como programar para que ele abra os links de todos os municípios do estado do PARANÁ, mas não sei como fazer ele me retornar o nome do prefeito.

Algo interessante que descobri agora, não sei é por causa do Internet Explorer ou é do site, mas se apertarmos com o botão direito no campo onde está escrito o nome do prefeito, surge-se a opção de exportar para Excel as informações daquele ano. Eu poderia fazer isso 399 (qtde de municípios do PR) vezes para o ano de 2004 e 399 para o ano de 2008 e pedir para o R consolidar em 1 planilha. Mas mesmo assim dá um certo trabalho salvar 798 planilhas.

Alguém sabe um procedimento mais simples? Espero que eu tenha consigo me fazer entender.

Obrigado,
Daniel