[R-br] Tabela de contingẽncia com freq. relativa: dúvida sobre validade teste qui-quadrado

Fernando Colugnati fernando em ipti.org.br
Terça Outubro 18 11:06:20 BRST 2011

Kkkk...gostei da ideia do Benilton, e já me deparei com esta requisição
inúmeras vezes!
Mas no caso da AC, a inércia é proporcional à estatística do Qui-quadrado
(não me lembro agora de cabeça), mas vc consegue exatamente o mesmo valor da
estatística feita sobre a tabela, e então encontra o p-valor.

quanto à justificativa das freq relativas, ainda acho que isso testa outra
coisa, que não sei o que é. O que difere a hipótese do teste é o
delineamento, se a margem não foi fixa no delineamento, não é assim (fixando
em 100%) que vai corrigir...

Abs

Em 18 de outubro de 2011 11:00, Benilton Carvalho <
beniltoncarvalho em gmail.com> escreveu:

> a resposta benewtoniana para requisicoes do tipo "preciso de um
> p-valor" seria: runif(1)

Fernando A.B. Colugnati
Pesquisador Associado

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação - IPTI
Tel. 55 11 8704-9812
www.ipti.org.br
fernando em ipti.org.br