[R-br] Como criar um vetor/matriz de valores NA?

Thiago Touya thiagotouya em gmail.com
Quarta Outubro 12 15:49:05 BRT 2011

Senhores,

mexendo aqui, consegui criar tanto matrizes quanto vetores de valores NA, da
seguinte forma:

# Vetor
v14 <- c(1:4)
is.na(v14) <- c(1:4)
v14

# Matriz
m24 <- matrix(1:8,ncol=4)
is.na(m24) <- matrix(1:8)
m24

uma das minhas bases foi criada da seguinte forma:

# Base referente ao mês de fevereiro
set.seed(7982)
VetCens2 <- rbinom(500,1,0.6)
VetCura2 <- rbinom(500,1,0.3)
VetBN2 <- rnbinom(500,48,mu=13.5)
Estado <- rep(1L, 500)
Estado[VetCens2 & !VetCura2] <- 2L
Estado[VetCens2 & VetCura2] <- 3L
labels = c('Falha', 'Censura', 'Cura')
fevereiro <- data.frame(Cens=VetCens2, Cura=VetCura2,
BN=VetBN2, Estado=labels[Estado])

O que eu gostaria de fazer é, nesta base, incluir uma linha, de forma que
seja a primeira
linha dessa base, com os valores NA. Estou tentando o seguinte:

# Unindo o vetor-linha à base de fevereiro
tv14 <- t(v14)
tv14
fevereiroo <- rbind(fevereiro,tv14)
fevereiroo

Mas o seguinte erro aparece:

> fevereiroo <- rbind(fevereiro,tv14)
Erro em match.names(clabs, names(xi)) :
  nomes não correspondem aos nomes anteriores
> fevereiroo
Erro: objeto 'fevereiroo' não encontrado

Não estou entendendo o que há de errado. Alguma sugestão?

De: Thiago Touya <thiagotouya em gmail.com>
Data: 12 de outubro de 2011 15:15
Assunto: Como criar um vetor/matriz de valores NA?
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br

Senhores,

Estou criando um banco de dados para fazer um estudo onde se levam em conta
as safras.
Na verdade, por não conseguir uma maneira mais elegante, usando o for, criei
12 bases de dados, cada uma representando um mês. Vou unir essas bases numa
base maior que será o objeto de minha análise. Meu problema reside no fato
de que no segundo mês terei que colocar um vetor-linha de valores NA para
cada uma das variáveis; no terceiro mês uma matriz com duas linhas, no
quarto mês uma matriz com 3 linha e assim até uma matriz com 11 linhas e
quatro colunas com todas as entradas sendo NA's. Não estou conseguindo criar
esses vetor/matrizes de valores faltantes.

Tentei usar c(,,,,) ou c( , , , ) ou c(.,.,.,.) para o vetor e a partir dele
estender o resultado para as matrizes, mas não deu certo. Alguém tem alguma
sugestão?

Obrigado.

--
Att,
Thiago Morais de Carvalho (61 - 8169-5094)