[R-br] [glmmADMB] Correta modelagem para dados de contagem

Marcelo Luiz de Laia marcelolaia em gmail.com
Quarta Outubro 12 15:36:15 BRT 2011

Estou tentando analisar um conjunto de dados de contagem e fui cair na
pagina do pacote glmmADMB.

No entanto, achei pouca informação que pudesse me ajudar.

Meus dados estão assim:

Esp             Mat    Time    Rep    Germ    Inf
Sucupira        M02     1       1       0       0
Sucupira        M02     2       1       1       0
Sucupira        M02     3       1       1       8
Sucupira        M02     4       1       1       8
Sucupira        M02     5       1       1       9
Sucupira        M02     6       1       1       10
Sucupira        M02     7       1       1       15
Sucupira        M02     1       2       0       0
(...)
Sucupira        M02     7       3       1       10
Sucupira        M04     1       1       0       0
Sucupira        M04     2       1       0       1
(...)
Vinhatico       M15CV15 7       3       5       8

Esp = Espécie
Mat = Matriz (três matrizes de locais diferentes)
Time = Dias em que foi analisado
Rep = Repetição (gerbox com 20 sementes cada)
Germ = Quantidade de sementes que germinaram
Inf = Quantidade de sementes com micro-organismos

Trata-se de medidas repetidas no tempo, ou seja, no dia 1 contaram-se
quantas sementes germinaram e quantas apresentavam
micro-organismos. No dia 2 contaram-se quantas sementes germinaram e
quantas apresentavam micro-organismos. Assim até o dia 7.

Tentei o seguinte código:

library(glmmADMB)
fit = glmm.admb(Germ~Esp*Mat+Rep,random=~Rep,group="Time",
      zeroInflation=TRUE,data=ka.dat,family="poisson")

Mas, além do erro:

Maximum number of iterations exceeded in dvector eigen(_CONST dmatrix&
m)
Error in glmm.admb(Germ ~ Esp * Mat + Rep, random =
~Rep,  :
  The function maximizer failed
In addition: Warning message:
running command './nbmm -maxfn 500 ' had status 1

não tenho certeza se a modelagem proposta por mim esta correta. Por
exemplo, o 'group' deveria ser mesmo o tempo? E o efeito aleatorio
seria mesmo so a repeticao?

Eu tambem gostaria de ver se ha alguma relacao entre germinacao e
infestacao.

Se voce tiver experiencia com esse pacote, poderia dar algumas dicas?

Obrigado

--
Marcelo
Brazil