[R-br] [OFF-TOPIC] Reproduzindo mensagem de erro do R com Sweave!

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Terça Outubro 11 17:51:33 BRT 2011

Boa noite senhores!

Estou preparando um material básico para meus alunos, e gostaria de reproduzir algumas mensagens de erro do R no arquivo .tex. No entanto, algumas mensagens de erro não estou conseguindo reproduzir. Por exemplo,

<<echo=TRUE,eval=FALSE>>=
sqrt(-2)
@
<<echo=FALSE,eval=TRUE>>=
cat(try(sqrt(-2)))
@

<<echo=TRUE,eval=FALSE>>=
sqrt(2
     )
@
<<echo=FALSE,eval=TRUE>>=
cat(try(sqrt(2
      )))
@

as mensagens acima, eu as reproduzo sem problema algum. No entanto, o trecho abaixo,

<<echo=TRUE,eval=FALSE>>=
squareroot(2)
@
<<echo=FALSE,eval=TRUE>>=
cat(try(squareroot(2)))
@

é reproduzido, mais com um inconveniente: "Error in try(squareroot(2)) : não foi possível encontrar a função "squareroot", está aparecendo a mensagem "Error in try(squareroot(2))", não sei o porque!

Já o seguinte trecho, não imprimi de forma alguma, impedindo a compilação do arquivo.

<<echo=TRUE,eval=FALSE>>=
sqrt 2
@
<<echo=FALSE,eval=TRUE>>=
cat(try(sqrt 2))
@

Como reproduzir este erro, e impedir o inconveniente do penúltimo chuck?

Desde já, agradeço a todos!

(S,f,P)
Allaman

\begin{signature}

<<>>=
Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ilhéus/BA - Brasil
Fone: +55 73 3680-5076
E-mail: ivanalaman em yahoo.com.br/ivanalaman em gmail.com
@
\end{signature}